Perito Judicial é o auxiliar da Justiça (art. 156 a 158 do NCPC), pessoa civil, nomeada pelo Juiz ou pelo tribunal, devidamente compromissado, assistindo-os para realizar prova pericial consistente em exame, vistoria ou avaliação, valendo-se de conhecimento especial, técnico ou científico.
Assistente Técnico é o perito indicado pelas partes, assistindo-os, objetivando à realização de prova pericial, formular quesitos para serem respondidos pelo perito nomeado pelo juízo.
Que possui especialização em certo ramo do conhecimento, atividade ou assunto.
Que possui prática, capacidade ou experiência em certa atividade.
Jurídico.
Aquele que foi designado pelo juiz para opinar sobre assuntos que lhe foram submetidos em certa ação jurídica.
Latim.
Peritus.
O Perito Judicial não é parte, não é advogado, não é juiz, ele é apenas um auxiliar da justiça, age ao comando do Juiz, serve apenas como parâmetro, dele se espera que além de ter conhecimento técnico suficiente para o desempenho da função, tenha também facilidade de expressar-se clara e concisamente, habilidade no trato de conflitos, conhecimentos jurídicos e experiência em produção de prova pericial.
Neste curso o grande foco é o treinamento de um profissional diferenciado, capaz de atender o Judiciário de forma rápida, eficaz e com uma linguagem técnica, mas de fácil compreensão.
Renato André Mateus, perito judicial e extra judicial, em grafotecnia, documentoscopia, degravação e Direito Notarial / Registral e Professor de Ata Notarial.
PRESIDENTE (2.014 a 2.018), do CONSELHO NACIONAL DE PERITOS JUDICIAIS E ASSISTENTES TÉCNICOS DO BRASIL – ANPEJAT, devidamente registrado sob, nº 900114-D5, cursei Ciências Jurídicas pela UNIMEP, tenho em meu currículo 32, cursos de especialização em Perícia, sendo um deles de pós-graduação, pela FAAT – Faculdades Arthur Thomas. (direito Notarial e Registral).
Fui professor de Pericia em Documentoscopia Notaria e Registral pelo CONPEJ-SP, (Conselho Nacional de Peritos Judiciais).
Atualmente ministro palestras e sou professor no CONSELHO NACIONAL DE PERITOS JUDICIAIS E ASSISTENTES TÉCNICOS DO BRASIL – ANPEJAT, para formação e especialização de peritos e assistentes técnicos nas áreas de Direito Notarial e Registral, com a denominação “Curso de Documentoscopia Notarial e Registral”, também professor nos cursos de “Documentoscopia”, e “Curso de Pericia Judicial” e “Grafotecnia”.
Professor e Palestrante na Formação de Agentes de Registro, para a validação de Certificados Digitais, padrão ICP-BRASIL.
Tabelião Substituto do 2º Tabelionato de Notas e de Protestos de Letras e Títulos de Americana-SP, onde atuo à, desde 1996, o que contribui em muito para minha formação, pois diariamente me deparo com casos reais, principalmente nas áreas de falsificação de documentos, assinaturas e crimes relacionados a cartórios extra-judiciais.
Atuo como Perito Judicial em diversas Comarcas, tendo nomeações em primeira instância e instancias superiores. Regularmente solicitado para revisar e supervisionar Laudos Periciais elaborado por peritos.
Professor e Palestrante de ATA NOTARIAL.
Sendo minha maior Especialidade em Perícia Grafotecnica.